segunda-feira, 26 de agosto de 2013

[TRAD] O primeiro e o melhor, como é que o TVXQ conseguiu ser tão bem sucedido por tanto tempo na ‘onda Hallyu’? (16.08.2013)



No dia 17, os reis do Hallyu, TVXQ, serão os primeiros cantores estrangeiros a se apresentar no Nissan Stadium, no Japão.

Se o Tokyo Dome (70,000 assentos) [N.do T. : O artigo diz 700,000 assentos, mas pesquisei e o número real é por volta de 55,000] é o palco em que todos os artistas sonham estar no mercado japonês, o próximo passo é o Nissan Stadium(75,000 assentos). Através de seu desempenho em um estádio que a maioria dos cantores têm dificuldade em encher, o TVXQ ganhou, ainda, outra conquista especial. O Nissan Stadium, localizado em YokohamaJapão, é um palco onde somente os mais renomados músicos japoneses como o X-JAPANL’arc En Ciel e oSMAP estiveram. O TVXQ será o primeiro grupo de cantores estrangeiros a entrar no estádio. Celebrando seu décimo aniversário este ano, como é que o TVXQ conseguiu ser tão bem sucedido por tanto tempo na ‘onda Hallyu’?  

TVXQ fez sua estréia oficial no dia 23 de Dezembro de 2003 através do programa especial de fim de ano da SBS. Eles cantaram sua música de estréia ‘HUG’ durante o show de colaboração das ‘estrelas asiáticas’ BoA e Britney Spears.

Naquela época, U-Know Yunho (27) era um aluno do ensino médio enquanto Max Changmin era um aluno do ensino fundamental. Surgindo como ‘o grupo a capella que sabe dançar’, o TVXQlançou seu álbum de estréia em janeiro de 2004, e se tornou extremamente popular quase do dia para a noite. Vencendo o Grande Prêmio no Seoul Music Awards em 2006, eles ‘varreram’ todo e qualquer prêmio, incluindo o Grande Prêmio do Golden Disc Awards e o Grande Prêmio do SBS Gayo Daejun Awards. Estas não diferem muito das conquistas da primeira geração de ídolos como H.O.Tgod ou Shinhwa. Contudo, eles trabalharam para conseguir um lugar para o K-pop no mercado musical japonês, e abriram o caminho para o boom de boy bands Hallyu no Japão.

TVXQ lançou seu primeiro single japonês ‘Stay with me tonight’ em 27 de abril de 2005, abrindo o mercado japonês para o K-pop. Todos os membros do TVXQ focaram em uma estratégia glocalizada, aprendendo japonês e cantando todas as suas músicas nesta língua. A inteligente estratégia do TVXQ foi acertada, e logo foram seguidos por outros cantores Hallyu que copiaram suas estratégias para alcançar o sucesso no mercado japonês.

TVXQ foi o primeiro grupo a fazer ponte aérea entre a Coréia e o Japão em função de suas atividades. Eles foram capazes de satisfazer os fãs nos dois países ao lançar álbuns diferentes e ao participar de várias atividades. Os fãs começaram a escutar a todas as suas músicas, não importando a língua em que estas músicas estavam sendo cantadas, e parecia que a barreira lingüística entre eles havia sido quebrada.

Apesar de o grupo ter sido abalado em 2009 quando os membros se separaram e somente sobraram dois, a presença do TVXQ no Japão se tornou mais forte do que nunca. Sua turnê do ano passado os levou a 11 cidades no Japão e atraiu 700,000  fãs, enquanto a turnê deste ano os levou a cinco ‘domes’ e a um estádio, atraindo um total de 850,000 fãs. Adicionando sua turnê mundial que os levou a países como o EUAChina e Chile, eles fizeram shows para um número total de 1.65 milhões de pessoas em dois anos.


Quanto ao segredo por trás da leal fanbase do grupo, um representante da SM Entertainmentdeclarou, “Quando o TVXQ fez sua estréia no Japão em 2005 eles já eram artistas famosos naCoréia, mas tiveram que começar do zero no Japão. As raízes de sua fanbase são fortes e consistentes porque eles começaram por baixo e fizeram seus caminhos até o topo. Para os fãs japoneses, o TVXQ são estrelas da qual eles gostaram desde quando eles eram novatos”, e,” OTVXQ é o primeiro e o melhor em tudo, e nenhum outro artista coreano se equipara a eles. Eles continuam a quebrar seus próprios recordes. O primeiro show do TVXQ no Japão foi em um auditório de uma universidade. Oito anos depois, eles prestes a se apresentar em um estádio que acomoda 75,000 pessoas.”   


Fonte: sportsseoul
Créditos: DongBangData + CrazyLoveTVXQ
               THE SECRET CODE

Nenhum comentário:

Postar um comentário